segunda-feira, 2 de maio de 2016

Capitulo 3. Mova-se. A empresa aérea não sabe que vc existe!


O primeiro curso que fiz foi o Workshop preparatório para seleção em empresa aérea.
Acordei cedo, me maquiei e fui. Me lembro que fiz uma trança embutida no cabelo que chegava quase na cintura...
O curso começou. Era uma simulação como se estivéssemos no momento da seleção. Me pediram pra me apresentar, e assim o fiz. Tremendo tanto que a voz quase nem saia. Fui péssima! Ouvi os colegas se apresentando. Eu ficava o tempo todo balançando o pé pra lá e pra cá impaciente, estava totalmente desconfortável porque aquilo tudo era novo, e eu estava com medo de perceberem meu lado muleca e me falarem que não tinha perfil pra ser comissária. Porque sim, eu sou mulecona de tudo, mas sei me comportar como o ambiente pede.
A Paulinha me pediu pra ler um speach de segurança. Meu Deus, quase cai pra trás. Li tão rápido que quase não respirei. Outra vez, pessima. Pouco depois começou as dinâmicas em grupo. Nessa hora foi legal pq eu sou mto boa nessas dinâmicas. Consigo convencer as pessoas a pensar do meu jeito. Hehehe e dali mais um tempo foi aplicado uma prova. Era o mapa do Brasil em branco e tínhamos coisa de 3 minutos pra colocar os estados.
Quando vi aquilo eu congelei. Queria chorar. Eu não sabia onde ficava São Paulo, e suspeitava que Amazonas era aquela parte em cima maior pq sabia Amazonas que era enorme. Escrevi Amazonas onde eu achava que era, e fiquei olhando para aquela folha e para a Paulinha, pra folha e pra Paulinha... Que desespero! Acabou o tempo. Entreguei a folha quase em branco. Péssima outra vez.
Por fim pediram pra eu escolher uma imagem colada na parede e associar ela com a minha vida. Eu procurei alguma foto triste pq embora eu fosse super alto astral, por dentro estava tudo desestruturado e muito triste. Sempre driblei a tristeza afim de engana - la. É uma forma de defesa da minha personalidade. Serio, ajuda! Vcs deveriam tentar. Enfim não encontrei nenhuma foto triste e peguei de uma criança segurando a mão de uma mulher, ambas sorrindo. E associei que a minha vida por mais difícil e desafiadora que fosse, sempre existia uma mão que eu pudesse segurar... Até fui bem nessa hora. Rs.
Depois de um longo dia aprendendo outras coisas como maneira de sentar, de por e tirar o blaser e descobrindo minhas melhores qualidades que eu deveria ressaltar na hora da seleção, escrevemos uma carta para nós mesmos. Que seria entregue pra nós, por correio dali um tempo... Nem sabia qnto tempo então, poderíamos imaginar o tempo que fosse. Escrevi pra mim mesma:
"Oi Marina, é a Marina.
Eu quero te dizer que eu estou orgulhosa de vc. Porque vc passou na Anac! Porque com todas as dificuldades que vc teve, vc conseguiu ! Espero que essa força que vem de Deus te mantenha em pé por todos os desafios da vida. Confia na sua intuição. Logo você vai vestir um uniforme e vai mostrar pro mundo que você venceu. Sem privilégios! Você venceu porque vc lutou, porque vc foi corajosa e porque vc acima de tudo acreditou. Você já andou 7 km da escola até em casa porque não tinha dinheiro da condução. Então ande mais 50 km se for necessário. Eu acredito em vc. Eu sei que vc pode! E espero do fundo do coração que quando vc ler essa carta ainda continue merecendo ler que vc é guerreira. Porque eu sei que tem dia que vc acorda querendo desistir. Sei que tem dia que tudo o que vc consegue fazer é chorar por não ter mais força. Não ter mais ânimo. Mas continue correndo, não para. A linha de chegada está logo ali. "
Terminei a carta soluçando de chorar. Sim, choro até com comercial de margarina. Logo depois tive o Feed back:
- "Marina, o que aconteceu com vc hoje? Te senti mto impaciente, disse a Paulinha... E ela continuou : vc é boa, mas precisa organizar melhor suas ideias. Precisa saber os estados pra quais vc vai voar e ter mais calma na hora de se apresentar e ler speach. Vc foi muito bem nas dinâmicas, gostei. Mas Se hoje fosse uma seleção, talvez não seria escolhida. Mas isso não significa que você não tem perfil. Significa que vc precisa lapidá-lo. A aviação só tem lugar pros melhores, amadinha. E vc pode ser melhor. "
Ela elogiou minha roupa, meu cabelo e minha maquiagem. Pelo menos isso né! Rs
Sai de lá tão revoltada comigo mesma, porque eu sabia que eu podia fazer muito melhor... Respirei fundo. Decidi que faria de novo.
O valor dos cursos eram acessíveis e como eu ia pela segunda vez, a Paulinha me deu um super desconto. 1 mês depois lá estava eu, fazendo o mesmo curso pela 2 vez. A Paulinha foi obrigada a mudar algumas coisas pq eu disse que iria de novo e bati o pé. Dessa vez eu estudei os estados e me preparei em casa, olhando no espelho e imaginando as perguntas que me seriam feitas e respondendo da melhor forma que consegui. Fui muito melhor na segunda vez, e consegui preencher alguns estados. Já tinha uma noção maior. Foi tudo mto mais fácil.
Na hora do Feed back a recompensa : ouvi que tinha melhorado muito, que fui mais confiante e que já tenho uma noção sobre os estados do Brasil. Fui mais participativa e o resultado foi satisfatório. Eu seria contratada caso aquela fosse uma seleção de verdade.
Sai satisfeita. Me sentia mais confortável naquele ambiente mas não me sentia ainda segura. Só que fiquei com receio de falar que queria fazer de novo o mesmo curso e optei por conhecer os outros que tinham.
Fiz o de Primeiros socorros à bordo de aeronaves e serviço de bordo. Foi, de fato, um momento de me lapidar e aos poucos fui me sentindo pronta. Novamente mandando currículo para todas as empresas, por correio, por oração, por sinal de fumaça.. Rsrs
O meu currículo estava lindo. Cheio de cursos úteis para a profissão. Com certeza era um destaque em meio a tantos outros. Gente, prestem atenção no que eu vou falar: os cursos são importantes SIM! Fazem a diferença SIM! Existem milhões de currículos todos iguais, só mudam o nome e a foto. Vc precisa ser enxergado no meio desse mar de currículos! Como ser enxergado? DIFERENCIAL!!! CONHECIMENTO!!!! E claro, da aquela caprichada na foto pelo amor né ! Mas, voltando pra minha história...
Chegou o dia que o meu telefone tocou... Tocou sem parar. Olhava na identificação do cel e dizia " chamada de Mãe ". Estava mto ocupada no trabalho, não podia atender. O telefone da mesa tocou, a telefonista me disse que era minha mãe e precisava falar urgente comigo. Eu pedi pra que ela dissesse que eu ligaria assim que desse. Estava mesmo muito enrolada e não dava pra falar. Ai meu celular tocou um número não identificado e como eu tinha muitos clientes que me ligavam no celular atendi.
- Alô?
- Marina caramba, uma tal de fulana da AZUL  já me ligou duas vezes porque não consegue falar com vc. Acho que é pra te chamar pra fazer seleção.
Era a minha mãe dando a notícia da minha vida. Hahahaha. E realmente, tinha chamada perdida no meu celular de um número que não conhecia. Desliguei o telefone e aguardei, quase tendo um treco. Enfim o celular tocou e eu quase cai morta quando fui convidada pra participar da 1 fase da seleção da Azul 15 dias mais tarde.
Liguei imediatamente para a Paulinha para contar a novidade e dizer que eu estava em pânico ! Rsrsrsrs e Advinhem só? Haveria outro curso preparatório para seleção de empresa aérea. Como eu já tinha feito há mto tempo o último, fui fazer pela 3 vez.
Foi um sucesso! Completei absolutamente todos os estados. Falei devagar e com segurança, defendi meus valores e falei com humildade sobre meus pontos a melhorar. Eu já me sentia uma comissária. Eu queria tanto que aquilo desse certo que eu me fechei para a insegurança. Eu estava, de fato, pronta. Foi um corre corre danado e finalmente chegou a 1 fase da seleção. Levantei as 4 da manhã, me arrumei, entrei no táxi de um amigo da família que fez um preço camarada e fui  para Barueri. Quando eu cheguei na antiga sede da Azul, olhei pro céu, respirei fundo porque embora eu me sentisse pronta e totalmente preparada, o nervosismo estava ali me fazendo tremer as pernas. Pensei: Oi Azul, vim aqui te comunicar que sou a sua nova comissária, porque eu não sei quantas vagas vc tem, mas uma com certeza é minha! Com esse pensamento falei bem baixinho "Deus está presente!" E entrei pra buscar meu sonho...

7 comentários:

  1. Ameeei, bem verdade tudo isso!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Emocionante Prima!
    Parabéns...Parabéns...Parabéns!
    You are The Best.!
    Kiss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. chorei *--* que lindo, essas dicas vão valer muito.

    ResponderExcluir
  5. Que linda história!
    Fiquei arrepiada.
    Conto os dias para a minha oportunidade chegar!!! ��

    ResponderExcluir
  6. Que lindo Marina, espero que minha hora também chegue... E que possamos voar juntas *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida! Comecei a acompanhar o seu blog hoje e sinto-me movido e motivado pela sua história, és de fato inspiração para aqueles que a lêem. Não pare! Obrigado, de coração!

    ResponderExcluir