quarta-feira, 4 de maio de 2016

Capitulo 4 - A Seleção



Entrei. Minhas pernas quase não me obedeciam. Frio e nervosismo juntos. Socorro. Logo na portaria notei uma garota vestida exatamente como eu: saia preta, camisa branca, blaser e sapatos de salto preto, cabelo lambido. Sim, ela era uma candidata. Dava pra ver na cara de desespero dela, que, de certo era a minha própria refletida.
Sorri. Vamos ser simpática, pensei. Ela sorriu de volta. Descobri que seu nome era Luciana porque ela acabara de se identificar. Ela me esperou e subimos juntas.
Eu tenho o dom de me tornar super amiga das pessoas depois do primeiro contato. E sendo fiel a essa minha característica a Lu (já me tornei amiga dela, lembra?) e eu começamos a conversar. Aos  poucos foram chegando os outros candidatos. Me lembro de algumas pessoas que a partir dali marcaram minha vida de uma forma mto positiva (Lu,Val, Indy, Claudinha, Paula, Pandini um beijo mto especial pra vcs).
Alguém que não me lembro o nome nos chamou. Entramos numa sala. Éramos perto de 50 candidatos. Ouvimos o gerente de comissários da Azul falando sobre a empresa e uma informação deixou todo mundo muito feliz: a Azul estava precisando mto de comissários, se todos tivessem o perfil da empresa, todos ali seriam contratados. Que coisa boa. Depois de ouvir sobre os valores e missão da empresa começou de fato a seleção.
Todos recebemos uma prova de português. Oq eu achei ? Uma prova que qualquer pessoa que se julgue fluente em português consegue responder tranquilamente. O problema em potencial ali era o tempo que tínhamos para terminar. Eram umas 20 perguntas pra responder em 10 minutos. Meio minuto para cada questão. Não dava tempo pra pensar muito. E ainda tinha o gabarito. Então reduz o tempo de cada questão ai produção.
Próxima prova, raciocínio lógico. Só observem:

Com relação a três funcionários do Tribunal, sabe-se que: 
I. João é mais alto que o recepcionista;
II . Mário é escrivão;
III. Luís não é o mais baixo dos três;
IV. um deles é escrivão, o outro recepcionista e o outro segurança.

Sendo verdadeiras as quatro afirmações, é correto dizer que:

a) João é mais baixo que Mário
b) Luís é segurança.
c) Luís é o mais alto dos três.
d) João é o mais alto dos três.
e) Mário é mais alto que Luís.

Tipo, WHAT??????? Socorro né minha gente! 

Então preparem se pra responder questões como essa em menos de 1 minuto.
Acabou o tempo. Eu não terminei a prova. Entrei em pânico. Mas como ainda tinha mais uma eu recuperei o fôlego e continuei.
Essa ultima prova era de conhecimentos técnicos. Tipo uma prova da Anac. Foi tranquila. Perguntas como a quantos mil pés caem máscaras de oxigênio, o que é despressurização, perguntas sobre regulamentação básica. Foi bem de boa e embora o tempo também fosse curto, eu consegui terminar.
Entregamos as provas e aguardamos a última etapa da 1 fase. Apresentação pessoal.
Foi pedido que falássemos nome, idade, de onde éramos e qual era nossa atual profissão. Tínhamos 5 minutos para nos apresentar.
Falei com maestria. Tinha treinado aquele discurso milhões de vezes então, subi no palco, olhei para todo mundo e falei como se estivesse em casa em frente ao espelho. Com calma, elegância, sorrindo.
Depois que todos se apresentaram fomos dispensados e receberíamos a resposta por e-mail. Sai de lá por volta de 1 da tarde. Talvez pouco mais cedo. A Val me deu carona até a capital e de lá fui pra casa. Naquele mesmo dia de noite recebi o e-mail que fui aprovada pra 2 fase que aconteceria na semana seguinte.
Cheguei lá para a 2 fase. Me lembro que era 27 de maio pq era aniversário da Ivete Sangalo. (Sim sou fã de carteirinha dela). Que alegria encontrar alguns rostinhos conhecidos. A segunda fase foi mais um teste de paciência. Ficamos mais tempo esperando do que qualquer outra coisa. Éramos em 15 candidatos. E o início da segunda fase foi preenchimento de vários documentos e o exame médico admissional. WHAT? Sim. Fizeram os exames sem nem saber se contratariam a gente. Isso levou bastante tempo.
Depois foi a entrevista individual. Fiquei em uma "fila" esperando eternamente a minha vez. Minha entrevista durou coisa de 5 minutos. Fiquei chocada quando o selecionador disse: então tá bom Marina, agora é a entrevista em inglês na outra sala e só esperar a resposta.
Eu fiquei em choque. Tinha mta coisa ainda pra falar. MEU DEUS! Dai foi a vez de falar inglês. Meu inglês não era oh meu Deus que sucesso mas eu me preparei para aquilo então fui bem. Durou cerca de 20 minutos. Eu não parava de falar traumatizada que a entrevista em português deixei de falar várias coisas.
Enfim acabou e peguei carona dessa vez com a Lu. A resposta positiva seria através de uma ligação e se fosse negativa a resposta seria via e-mail do tipo : obrigada mas não rolou dessa vez.
Foi no dia 12 de junho de 2013 que meu telefone tocou. Eu sabia que era da Azul.
Atendi já com lágrimas nos olhos. E as palavras seguintes ditas do outro lado da linha confirmavam a minha intuição : Parabéns Marina. Vc passou na seleção. Vc ficará em stand by por 6 meses. Dentro desse período vc deve ser chamada pra iniciar o treinamento. Caso não seja chamada, após 6 meses vence a seleção e vc precisa fazer outra. Ficou claro ? Naquela mesma semana recebi o convite para o treinamento inicial dia 15 de julho! Fico pensando, convite... Vc pode recusar né? Quem recusa um convite desse pelo amor de Deus?
Me recordo que o sentimento de gratidão e realização foi tamanho que eu não conseguia dormir de tanta felicidade. Nesse dia, todas os momentos difíceis que relatei nos capítulos anteriores se tornaram pequenos. Pq valeu a pena. Pq cada lágrima de tristeza derramada na hora de desespero foram necessárias para fazer de mim uma pessoa guerreira e orgulhosa da minha história. EU VENCI!
A partir dali minha vida mudou da água pro vinho. Ganhei minhas asas e vivi os melhores momentos da minha vida exercendo essa profissão que é privilégio para poucos.
Ps: a resolução da questão de lógica é a D - João é o mais alto dos três.

4 comentários:

  1. lindo e motivador, estou na fase do curso ainda, vou passar pela ANAC e depois seleção, espero conseguir vencer igual você, beijos linda

    ResponderExcluir
  2. Nesses 4 capítulos que li, não contive as lagrimas, muitas coisas se encaixaram na minha atual situação!
    Quero te desejar tudo de melhor que essa vida venha a te oferecer, e dizer que você me motivou de uma forma incrível, continue sendo essa pessoa iluminada!

    ResponderExcluir
  3. É tão bom ser a Lu na sua vida!
    A do cabelo lambido, a das horas de espera, a do ficar nervosa, a da carona ... a Sua BlueLu!!! Tô adorando reviver tudo isso ♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Marina, gostaria de saber como foi a sua entrevista de ingles.
    Quais foram as perguntas, atividades, etc.
    bjs e parabéns pela conquista.

    ResponderExcluir