sábado, 7 de maio de 2016

#Viagens - Fernando de Noronha.


Eu me recordo com muita facilidade da sensação que o nome FERNANDO DE NORONHA causava (e continuará causando) em mim. Me atrevo a te dizer que antes mesmo de eu pisar naquela ilha, nos meus sonhos eu ja estive naquele lugar. Não me espantaria se vc me dissesse que tbm compartilha do mesmo sonho que eu, tive o inenarrável prazer de realizar. Ja estive lá duas vezes e pretendo ir novamente para me despedir do Brasil e aproveitar para gravar um video pro Canal. Aguardem!!!

Tentarei chegar o mais perto possível, através das palavras. Mas acreditem em mim: Noronha é muito mais do que vcs lerão a seguir.
Como todos sabem, só é possível acessar a ilha de avião, e como eu não pago passagem (privilégios da minha profissão) na primeira oportunidade encontrei uma boa cia (minha buddy Tuany que amo) e pousei lá para conferir de perto tudo o que eu ja havia visto na internet e na televisão.


Tudo é mágico. Desde as paisagens divinamente deslumbrantes até os moradores da ilha. Encanta. Fascina. Faz nossos olhos questionar aquilo que se vê. O primeiro pensamento que veio na minha mente foi: isso é de verdade?

Cheguei e peguei um taxi na BR mais curta do Brasil ( a BR que liga a ilha de uma ponta a outra tem apenas 7 km) ate uma pousadinha simples e aconchegante na Vila dos Remédios. Da primeira vez fiquei na Reservas Noronha e na segunda fiquei na Pousada da Jacilda.
Praias como Sancho, do Cachorro, Baia dos Porcos e Caçimba do Padre estão entre as minhas preferidas.  Céu, mar, planta e bicho se misturam numa surpreendente exibição de cores harmoniosamente vivas. É tanta beleza que eu fico pensando como alguém pode acreditar que Deus não existe.
Cada segundo a gente vê sua majestosa manifestação por meio daquele lugar de tirar o fôlego. E por hora, vc esquece de tudo que esta fora daquele arquipélago. Me conectei com Noronha e me senti parte daquilo. É difícil se manter ileso a presença dessa força que sentimos lá e vem a mente uma questão : como tudo surgiu? De onde viemos e pra onde vamos? Tenho minhas respostas dentro da minha religião, mas se começarmos a sentir mais ao invés de conceituar, a ser ao invés de ter e amar incondicionalmente estaremos dando um grande passo em direção a sabedoria.
Me permiti, sentada no forte do boldró, testemunhando o por do sol mais lindo da minha vida, refletir o quanto o simples fato de andar, falar, ver e de ouvir é magnifico. Obrigada Deus por me permitir enxergar esse espetáculo da natureza. Carrego no coração o sincero sentimento de gratidão por ter vivido dias nesse lugar de Meu Deus.



DICAS:

Vcs sabem que a gente precisa pagar uma taxa pra ficar na ilha né ? É a Taxa de Preservação Ambiental que eu paguei R$ 51 reais e uns quebrados (essa taxa vc paga por dia) e quase cai da cadeira quando vi agora que já está R$ 64,21. Então confira no site http://www.noronha.pe.gov.br. Aconselho que pague antes para facilitar a sua vida. E leve o comprovante. Nesse site vc encontra tbm muitas informações úteis de la. Não deixe de conferir.

Assim que chegar e largar suas malas onde for se hospedar, a primeira coisa a fazer é ir na praça flamboyant e pagar a taxa do Ibama na casinha amarela. Ate outubro do ano passado estava 89,00. Não sei se aumentou. Essa taxa é para acessar o Parque Nacional Marinho, que te da acesso a praia considerada mais bonita do mundo, a praia do Sancho. Tbm te da acesso ao Sueste e o Porto. Não dá para não pagar.

Noronha é simples, portanto deixe seus saltos em casa. Na mala eu recomendo que tenha itens de higiene pessoal, biquini ou maiô, canga, roupas leves como vestidinhos, shorts e camisetas. Dispense os jeans, eles ocupam espaço e são desconfortáveis no calor. Pra por no pé apenas chinelo e rasteirinha. Quem gosta de fazer trilha é valido acrescentar um tênis na lista. Mulheres, não esqueçam do creme de pentear pra ajudar a desemaranhar as madeixas. A água de la é muito salgada e faz crochê no nosso cabelo. rsrsrs

Para quem quer economizar vai uma dica de ouro: alimentação em Noronha é caríssima. Que tal levar  a sua própria? Algumas pousadas tem geladeira e fogão. Certifique se que a que vc escolheu tenha esses recursos e sucesso. Eu aconselho levar água, biscoitos, sucos de caixinha, agua de côco, leite, nescafe (eu amo cafe com leite, hehe) bisnaguinhas, pão, salgadinhos, chocolates e afins. Claro que vc não vai sobreviver disso o dia todo, ou vai, depende muito do perfil do viajante. O fato é que la paga-se muito caro por esses itens. O valor pode triplicar do que pagamos na nossa cidade. Tudo isso porque para esses itens chegarem la, os donos dos poucos mercadinhos existente na ilha pagam e pagam caro para oferecer tais mercadorias. Esse custo é obviamente repassado para o consumidor. Seja ele turista ou não. 

Para almoçar eu recomendo o restaurante da praça flamboyant, lá é buffet comida boa e bem acessível o preço. Tem tbm as barraquinhas na praia do Porto, pouquinho mais caro que a anterior mas nada que vá te deixar mais pobre, a comida é bem gostosa. Pelo menos um dia se dê o luxo de comer o peixe com castanha do bar do cachorro.

O melhor peixe da minha vida é esse. Um tanto caro se a gente considerar que a matéria prima tem de sobra e vem de  lá, mas vale desembolsar quase cem reais (considerando o chop) pela refeição porque é  UMA DELICIA!!!!
Ainda falando sobre o bar do cachorro, as segundas tem apresentação do Maracatu, uma banda da ilha que a minha amiga querida Bete, moradora da ilha, participa. Maravilhoso! Vale a pena conferir. É de arrepiar.
Agora se o assunto é açaí, na vila dos remédios mesmo, tem um quiosque que se chama Vila do Açaí. La vc encontra a Jade que, alem de uma graça é muito útil.  Ela faz um açaí sucesso e uma tapioca mara. Foi ela que organizou todos os meus passeios e, de fato, foram os melhores preços pq eu mesma pesquisei em todas as lojas de turismo. E ela ainda aluga Buggy. 
Fiz o Ilha Tour e recomendo que seja seu primeiro passeio. (Vc vai chegar de tarde então agende para o dia seguinte.) O passeio dura o dia todo e passa por todos os pontos mais tops do arquipélago (por isso que vc precisa ja pagar a taxa do parque nacional marinho porque se não tiver pago ainda não poderá fazer esse e varios passeios, ja que quase todos fazem parte dessa preservação do Ibama e necessita do cartão que vc recebe quando paga a taxa.) Ilha tour é muito bom para vc ter uma visao geral de Noronha e nos próximos dias escolher onde quer voltar para explorar aquele paraíso no seu tempo.


No segundo dia fiz pela manha um passeio de barco. Tem que ser com o Pirata. (Tio de Jade) Um senhor queridissimo que me deu varias dicas e se tornou meu amigo. Não sei o nome verdadeiro dele, sei que todo mundo o conhece como pirata, rs.
Olhem ele aí:

Nesse passeio a atração principal são os golfinhos que me fizeram perder o fôlego. Que alegria ve-los tão de pertinho na "casa deles". Alem disso vc vai ver algumas praias do dia anterior mas do angulo de vista do mar para a praia e terão umas paradas pra mergulho. Falando em mergulho aconselho que leve seus próprios equipamentos (snorkel, pé de pato, colete) o aluguel diário desses equipamentos custa 25,00 e se vc perder como eu vai ter que desembolsar uma graninha. (Claro que eu tinha que perder ne?) Na volta desse passeio rolou uma aventura chamada de Planasub ou algo assim. É conectado no barco uma corda com uma prancha e tu é arrastado mar a dentro. Aconselho ir de maiô ou shorts porque o biquini sai do lugar e se vc não quer pagar mico, não se aventure nessa parte do passeio só de biquini. Existe a instrução para quem nunca brincou disso. É muito sucesso. Da pra ver muitos peixinhos e arraias e ja ouvi dizer sobre gente que viu golfinho e tubarão. Eu não tive essa sorte.

   

Fiz o meu batismo de mergulho de cilindro lá. Foi maravilhoso e descobri ali uma paixão pela vida marinha. É surreal descer uns metros de profundidade e conferir de perto aquele espetáculo. É uma paz, um silêncio. Vcs deveriam experimentar.

Tem tbm varias trilhas mas que não consegui fazer porque é bem concorrido. Então a dica pra quem gosta dessas aventuras é : no primeiro dia já vai agendar, porque esgota rápido. 
Me arrisquei em algumas aventuras como escalar pedras para ter uma visão privilegiada desse paraíso. Foi bem legal!

Sabe aquela velha historia de que não devemos pegar carona com desconhecidos? Então, isso não se aplica a Noronha rs.
La as pessoas transpiram gentileza e é bem comum oferecer e pedir carona. Eu mesma peguei 4 vezes. hehe. Recomendo que programem o despertador um dia as 5h da manha e vão ver o sol nascer no buraco da Raquel. Um lugar que tem esse nome por uma lenda que eu não vou contar para não estragar a surpresa. rs

Anyway, acabo aqui este post com um pedido a vc meu querido leitor: Por favor, vá a Fernando de Noronha!


6 comentários:

  1. Saudades desse lugar maravilhoso!

    Vá a Noronha, mas vá e cuide para que continue sendo este paraíso.

    Demais, Má! 😍

    ResponderExcluir
  2. Incrívelmente lindo!! Concordo com a Tauany, preserve!

    ResponderExcluir
  3. Incrívelmente lindo!! Concordo com a Tauany, preserve!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. top amei cada foto e cada dica de valores tambem. #sucesso

    ResponderExcluir